Coleção Stools
Categoria Design de Produto: Criatividade e Funcionalidade

A Coleção Stools desenvolvida pelo Studio Olivah em Sintra, projetada por Gisella Tortoriello, é composta por cinco bancos esculturais que integram a coleção “Places”. O projeto baseia-se na reutilização de pequenos blocos remanescentes da extração em pedreiras portuguesas e excedentes de fábricas locais — materiais que, por não cumprirem os padrões de uniformidade e dimensão exigidos pela indústria, são geralmente descartados.
Cada peça foi concebida para valorizar a singularidade e imperfeição natural da pedra, transformando materiais rejeitados em objetos de design com identidade estética e simbólica. Utilizando rochas nobres como os calcários Moca Creme e Lioz Encarnado, bem como variações do mármore de Estremoz, a coleção expande o potencial da pedra portuguesa, aproximando-a de novos públicos e contextos decorativos.
Esculpidos por artesãos e empresas como Vetor3, Marmofelizardo e Mármores Ferrar, com matéria-prima de pedreiras como Mármores Rosal e Mármores Galrão, os bancos recebem nomes como Adraga, Azenha, Nazaré, Carmo e Roça. Cada um evoca lugares e memórias, compondo uma narrativa poética que reconcilia tradição, materialidade e design contemporâneo.
LOCAL
Portugal
DATA
12/12/2024
PEDRA (S) USADA (S)
Calcário Moca Creme e Lioz Encarnado. E mármores diversos da região de Estremoz
AUTOR
Studio Olivah
GABINETE DE ARQUITETURA/ESTÚDIO DE DESIGN/ATELIER
Studio Olivah
EMPRESA (S) EXTRATIVA (S) /TRANSFORMADORA (S)
Mármores Rosal, Marmores Ferrar, Grupo Galrão / Vetor 3, Marmofelizardo, Mármores Ferrar