Júri

Helder Nascimento
Hélder Nascimento licenciado em Arquitetura pela Faculdade de Arquitetura e Artes da Universidade Lusíada, desde 2005. Iniciou o percurso profissional em Madrid, em 2007, com Pedro Quero Arquitectos participando em concursos de arquitetura internacionais, conquistando um primeiro lugar e dois segundos lugares, durante o tempo em que trabalhou no atelier.
Em 2009 cria o próprio atelier em Guimarães, juntamente com a Arquiteta Sónia Barbosa, onde começa a desenvolver projetos nacionais e internacionais e, como um meio de valorizar e ampliar a visibilidade da arquitetura e dos arquitetos em Portugal, desenvolvem a plataforma online – ESPACODEARQUITETURA.COM – oferecendo apoio à comunidade profissional, incitando o conhecimento na área e o debate no campo da arquitetura.
O Espaço de Arquitetura, atualmente, é reconhecido como a principal referência nacional na divulgação da Arquitetura em Portugal. Destaca-se pela organização de eventos de arquitetura que incluem tertúlias, workshops, concursos e conferências de arquitetura contando com a participação de reconhecidos arquitetos nacionais e internacionais entre eles, ARX Portugal Arquitectos, Carrilho da Graça, Carvalho Araújo, Campo Baeza, Toyo Ito (Pritzker 2013), Alejandro Aravena (Pritzker 2016), BIG, MVRDV, UNSTUDIO.

Jorge Mealha
Jorge Virgílio Rodrigues Mealha da Costa é um arquiteto português, licenciado pela Faculdade de Arquitetura da Universidade Técnica de Lisboa em 1987 e doutorado em Arquitetura pela Universidade Lusíada de Lisboa em 2013. Desde 1991, Mealha tem uma carreira destacada como docente universitário, lecionando projetos de arquitetura e sendo professor auxiliar no ensino superior, com atividades docentes na Universidade de Lisboa, Universidade Lusíada, Universidade Lusófona e Universidade de Aveiro.
Mealha desenvolveu projetos de edifícios de diversos tipos e escalas, incluindo escritórios, habitação, instalações industriais, escolas e equipamentos desportivos, tanto em Portugal quanto no estrangeiro. Muitos dos seus projetos foram publicados em revistas especializadas internacionalmente e receberam reconhecimento em exposições e prémios: entre as distinções estão o German Design Award (2017), Iconic Architecture Award (2015), Architizer A+ Award (2015), Prémio Nacional do Imobiliário (2016) e nomeações para o prémio Mies van der Rohe.
Em maio de 2024, Jorge Mealha foi eleito para o cargo de Presidente da Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa (FAUL), para o mandato referente ao biénio 2024-2026. Nesta função, lidera a gestão estratégica e representa a instituição a nível nacional e internacional, tendo sido também eleito Académico Correspondente Nacional pela Academia de Belas Artes.
Mealha é reconhecido pelo rigor intelectual e inovação na arquitetura portuguesa contemporânea, com participação em eventos, júris, conferências e investigação, privilegiando temas como habitação coletiva, reabilitação urbana e arquitetura sustentável.

Fernando Brízio
Fernando Brízio nasceu em 1968, em Angola. Licenciado em Design de Produto pela Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa, cidade onde vive e desenvolve a sua carreira profissional. Desde o final dos anos 1990, Brízio construiu um percurso inovador e multifacetado no design português, criando objetos produzidos industrialmente e séries limitadas, além de cenários, exposições e espaços interiores para entidades como Droog, Materia/Amorim, Nike, Adidas, experimentadesign, Fábrica Bordallo Pinheiro, Il Coccio, Atlantis Vista Alegre, Museu de Serralves, Cristina Guerra Contemporary Art e Galerie Kreo, entre outras.
A sua abordagem experimental muitas vezes desafia as fronteiras disciplinares tradicionais, explorando desde mobiliário, iluminação, acessórios, peças de mesa, processos de produção até intervenções artísticas e performativas. O trabalho de Brízio é regularmente exibido e publicado internacionalmente, tendo presença em coleções de referência como o Museu do Design e da Moda (MUDE), em Lisboa, e o Indianapolis Museum of Art, nos EUA.
Dedicado também à formação, Fernando Brízio é professor universitário desde 1999 na ESAD.CR (Caldas da Rainha, Escola Superior de Artes e Design), onde coordena o Mestrado em Design de Produto. Foi professor convidado em instituições como ECAL–École Cantonale d’art de Lausanne e HFG–Karlsruhe University of Arts and Design. Participou como curador, conferencista e membro de júris em eventos nacionais e internacionais.
O seu percurso é marcado pelo rigor intelectual e por uma inquietação conceptual, que privilegia o processo como espaço de investigação, e pela capacidade de reinventar tipologias e usos dos objetos quotidianos, tornando-se uma referência incontornável do design português contemporâneo.