Recuperação Histórica – Hotel Montebelo Mosteiro de Alcobaça
Categoria Arquitetura: Monumentalidade e Integração Urbana

O projeto de recuperação histórica do Hotel Montebelo Mosteiro de Alcobaça, executado pela Solancis, representa uma abordagem exemplar ao uso da pedra natural em contextos patrimoniais de elevado valor histórico e cultural. Este projeto, que recupera o Claustro do Rachadouro, uma das alas do monumento classificado como Património Mundial da UNESCO, foi concebido pelo Arquiteto Souto de Moura em colaboração com o Arquiteto Luís Peixoto.
O conceito de Souto de Moura de “ressuscitar o edifício antigo” inspirou-se no minimalismo e despojamento da vida conventual, limpando o edifício de numerosas intervenções mais recentes e recuperando o espírito que marcou a propriedade ao longo dos séculos. A utilização das pedras Branco Real e Beige Topázio da Solancis permitiu destacar o virtuosismo e a qualidade dos materiais nobres em perfeita união com as raízes seculares do edifício e irrepreensível respeito pelas preexistências e pela história do mosteiro.
A intervenção traduziu-se num enorme desafio à capacidade de engenharia e adaptação espacial. Para um encaixe perfeito de cada pedra nestas paredes seculares, foi realizado um levantamento tridimensional em toda a obra para ajustar os desenhos técnicos de cada pedra.
LOCAL
Portugal
DATA
12/03/2025
PEDRA (S) USADA (S)
Branco Real e Beige Topázio
AUTOR
Arquitecto Souto de Moura + Arquitecto Luís Peixoto
GABINETE DE ARQUITETURA/ESTÚDIO DE DESIGN/ATELIER
Souto de Moura
EMPRESA (S) EXTRATIVA (S) /TRANSFORMADORA (S)
Solancis